domingo, 1 de novembro de 2015

João Salaviza, “Montanha”



João Salaviza, “Montanha”. Depois da sua estreia no Festival de Veneza 2015, na secção Semana Internacional da Crítica, “Montanha” já percorreu vários festivais internacionais, como o Festival de San Sebastian, o Festival de Montpellier, o Festival de São Paulo e o Festival Manaki Brothers, onde venceu o Prémio de Melhor Fotografia (entregue a Vasco Viana, diretor de fotografia há mais de dez anos, tendo trabalhado nas três curtas-metragens de João Salaviza – “Arena”, “Cerro Negro” e “Rafa”).
Salaviza tem tido um percurso de sucesso no formato das curtas-metragens, tendo vencido a Palma de Ouro em Cannes por “Arena”, em 2009, e o Urso de Ouro em Berlim por “Rafa”, em 2012. Estreia-se agora no formato das longas-metragens, com um filme que conta no elenco com David Mourato, Maria João Pinho, Ema Tavares, Rodrigo Perdigão, Cheyenne Domingues, Carloto Cotta e Ana Cris.
Um Verão quente em Lisboa. David, 14 anos, aguarda a morte iminente do avô, mas recusa-se a visitá-lo, temendo esta perda terrível. A mãe, Mónica, passa as noites no hospital. O vazio pela falta do avô obriga David a tornar-se o homem da casa. David não se sente pronto para assumir este novo papel, mas o fim da infância aproxima-se sem que ele se aperceba…
“Montanha” é produzido pela Filmes do Tejo II e pela les films de l’après-midi com o apoio da ZDF, arte, ICA, RTP, Câmara Municipal de Lisboa e do programa Eurimages. Estreia nas salas de cinema portugueses a 19 de novembro de 2015, distribuído pela Midas Filmes.

Nenhum comentário: