segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil é destaque no 10° Clássicos Cinemark


De 10 de outubro a 18 de novembro a 10ª temporada dos Clássicos Cinemark irá exibir seis filmes que marcaram época. Essa é a primeira vez que o evento inclui um filme brasileiro em sua programação. O título escolhido foi Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995), de Carla Camurati, que é apontado pela crítica como marco inaugural da Retomada do Cinema Nacional.

O público brasileiro também sabe disso. O publicitário Daguito Rodrigues, que mantém um blog sobre cinema e cultura pop (daguitorodrigues.com), lembra que “Carlota Joaquina representou a volta dos filmes brasileiros aos cinemas. Foi um marco porque com um maior volume de produções nacionais, criamos demanda para a modernização das salas de cinema. ”

O cinéfilo advoga que a obra merece ser revista no cinema. “O filme merece uma homenagem. Ele foi muito venerado na época mas de uns tempos para cá pouco se fala sobre a importância dele. Assisti-lo de novo é simbólico, um agradecimento. ”

O evento também comtempla títulos estrangeiros imperdíveis para os fãs de cinema que querem rever grandes clássicos ou assistir pela primeira vez títulos históricos na sala escura. Daguito aponta as vantagens de assistir um filme fora de casa. “Sempre que algum clássico volta ao cinema eu procuro assistir. A sala escura, a tela grande, o áudio e, principalmente, a concentração são totalmente diferentes. O clássico merece ser visto no cinema, a sala valoriza o filme ”, reflete.

Difícil é escolher apenas um, porque a lista contempla o melhor de cada gênero: A ficção científica Matrix (1999), vencedora do Oscar de efeitos especiais; o suspense Tubarão (1975), de Steven Spielberg; o terror que deu início à saga de Jason, o assassino de Sexta-feira 13 (1980) e o drama Um Sonho de Liberdade (1994), com Tim Robbins e Morgan Freeman, indicado a sete Oscars.

O encerramento será a comemoração dos 50 anos de lançamento do musical ANoviça Rebelde (1965), indicado a dez estatuetas e vencedor de cinco, incluindo filme, diretor e trilha sonora.

Cada filme poderá ser visto em três datas durante uma semana, com sessões sempre aos sábados, domingos e às quartas-feiras. Os Clássicos Cinemark acontecem em 50 complexos da rede em todo o país e a programação está disponível no linkhttp://www.cinemark.com.br/classicos-cinemark

Os ingressos custam R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia) e podem ser adquiridos no site da Cinemark ou direto na bilheteria dos cinemas participantes, na semana de exibição de cada filme.

Nenhum comentário: