Um celular, um minuto, um filme. Este é o mote do festival internacional Mobile Film Festival (clique aqui para assistir ao teaser do festival). Em sua décima edição, o festival está com as inscrições abertas para cineastas do mundo todo até o dia 28 de setembro. É uma oportunidade interessante de realizadores brasileiros projetarem suas produções audiovisuais para o exterior e ter o seu trabalho analisado por grandes profissionais da área. Este ano, o jurado do evento será o cineasta Fernando Meirelles, autor de Cidade de Deus.
A partir de uma parceria com as Nações Unidas, o festival faz pela primeira vez este ano uma proposição temática: todos os vídeos devem ser sobre o tema “Agir sobre as condições climáticas”, no contexto da Conferência do Clima COP21, que será realizada em dezembro de 2015, em Paris. “Eu acho que é um tema importantíssimo. Atualmente, eu não penso em outra coisa a não ser mudanças climáticas, todos os projetos que eu estou fazendo têm relação com o assunto”, conta Meirelles no vídeo de convocatória do festival – clique aqui para assistir. “Este tema se tornou muito importante graças à oportunidade de parceria com as Nações Unidas e a COP 21. Nós podemos ser a voz de uma geração que quer se manifestar e ser parte de uma conferência altamente institucional. A nossa meta é descobrir cineastas talentosos, apoiá-los com bolsas e dar a eles a oportunidade de fazerem filmes para fins profissionais”, explica Bruno Smadja, fundador do Mobile Film Festival, que também desenvolve o Cross Video Days, liderando o mercado europeu em conteúdo crossmedia e transmídia.
Quem trabalha com audiovisual, sabe que ele só consegue exercer o seu potencial de transformação quando atinge o maior número possível de pessoas. Bruno coloca esse aspecto como um dos objetivos principais do festival. “Desde o princípio, decidimos que o Festival seria totalmente online e mobile, oferecendo a um público muito maior a oportunidade de assistir e compartilhar os filmes. Por isso, é uma grande oportunidade para os cineastas tornarem seus trabalhos conhecidos para uma maior audiência. Este ano, também estamos oferecendo a oportunidade de habilitar legendas para todos os filmes, em qualquer idioma, e em qualquer alfabeto, graças à tecnologia”, explica o realizador. “Todos filmando com o mesmo tipo de câmera, independente das possibilidades financeiras de cada um, é algo importante para nós. Estamos esperando comédia, drama, horror, ficção científica, qualquer tipo de filme que gere emoções e reflexões”, complementa.
O procedimento de inscrição é simples. O participante deve preencher uma ficha de inscrição no site, carregar o filme produzido por celular em www.mobilefilmfestival.com
O Mobile Film Festival é uma parceria da ONU com o banco europeu BNP Paribas, com apoio da Foundation D’Entreprise Himedia e o Dotsub. Para saber mais e acessar o regulamento, clique aqui e acesse o site do festival.
Nenhum comentário:
Postar um comentário