domingo, 15 de março de 2015

Festival de Berlim traz diretores renomados em competição


141205_65_BERLINALE_Plakat_DIN_A1_RZ_01_Wettbewerb_bearb
O Festival de Berlim chegou à sua 65ª edição este ano, e sua realização já começou. Desde o último dia 5 e até o próximo dia 15, centenas de longas-metragens terão espaço nessa que é uma das mostras de Cinema mais antigas do mundo, ao lado de Cannes e Veneza. Também se trata da segunda mostra da temporada da qual podem surgir muitos candidatos às premiações. O pontapé inicial foi dado em janeiro com o Festival de Sundance.
Entre os diretores badalados que apresentam seus novos trabalhos na Berlinale, estão Terrence Malick, que volta a provocar com suas imagens paisagísticas e digressões em Knight of Cups, estrelado por Christian Bale e Natalie Portman. O filme de abertura foi Nobody Wants the Night, drama de época assinado pela catalã Isabel Coixet, que não agradou à maior parte da imprensa que compareceu à sessão. Para um jornalista italiano, Juliette Binoche foi “desperdiçada” no papel. Outro nome de peso que figura na mostra competitiva é Werner Herzog, que dirige Queen of the Desert, com Nicole Kidman no papel referido pelo título.
Andreas Dresen é outro veterano com novo trabalho: As We Were Dreaming, sobre quatro amigos experimentando a sensação de viver na Alemanha reunificada. Mesmo proibido de filmar pelo governo de seu país, o iraniano Jafar Panahi continua fazendo filmes às escondidas e entrega Taxi, no qual assume o protagonismo e discute sobre a situação atual do Irã com os passageiros que transporta.
O Festival de Berlim premia seus vencedores com o Urso de Ouro e deve anunciar o escolhido pelo júri no próximo sábado, dia 14 de fevereiro.

Nenhum comentário: