terça-feira, 4 de novembro de 2014

No Piauí, atividades do Instituto Buriti garantem produção audiovisual no evento de final de ano

Mesmo envolvidos com os estudos e com os preparativos para o vestibular, os alunos da Escola Estadual Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves (PI) se entusiasmaram com as oficinas do Instituto Buriti e receberam o segundo módulo das atividades.

De acordo com a diretora da Escola, Aurilene Vieira, apesar de corrido, por conta dos estudos, os alunos se engajaram com o universo do cinema. “Eles gostaram muito e passaram a assistir mais filmes. Toda vez que tinham uma hora vaga assistiam alguma coisa”, conta.

As oficinas do Instituto Buriti foram importantes também para ensinar técnicas de produção e gravação de vídeos aos professores e alunos. Aurilene conta que com as atividades realizadas pela equipe, os alunos aprenderam muito e que isso vai ser muito importante no final do ano letivo, quando os alunos produzem várias apresentações – como teatro, dança, filme – para a confraternização de final de ano com a comunidade.

“Estávamos quase abolindo a parte de audiovisual, porque havia uma limitação técnica mesmo. Com as oficinas aprendemos muitas técnicas, aprendemos sobre montagem, como deixar o áudio ficar melhor. Vai nos ajudar bastante parar o fim do ano”, afirma, empolgada.

Durante o primeiro semestre, professores e alunos participaram de três dias de palestras na instituição de ensino, recebendo orientações com conceitos básicos de produção (roteiro, câmera, edição, entre outros). Em seguida se dividiram em grupos para a criação de curtas-metragens ao longo do ano, para exibição no encerramento, em sessão aberta a comunidade.

Nenhum comentário: