Primeiro longa de ficção do pernambucano Gabriel Mascaro estreia em circuito comercial nesta quinta (13). Ventos de agosto conta um pouco sobre a vila de pescadores do litoral de Alagoas e, mesmo considerado ficção, traz características de uma obra documental, como a presença do próprio diretor no longa e a utilização de não-atores.
Como tema centra da história, está o casal Shirley (Dandara de Morais) e Jeison (Geová Manoel dos Santos); ela, uma jovem que gosta de rock e sonha em se tornar tatuadora, e ele um catador de cocos apreensivo com o avanço do mar sobre o cemitério local. De acordo com o diretor, quando conheceu o local logo imaginou a possibilidade de os corpos serem desenterrados e levados pelas ondas, e depois voltarem trazidos pelo mar. Inspirado pelo imaginário, decidiu, então, misturar realidade e ficção, criando essa fábula sobre a historia do local.
Mascaro aparece no filme como um pesquisador de sons dos ventos, que chega à vila com o objetivo de investigar as violentas manifestações atmosféricas do local, e com o mesmo mistério que chega à cena, desaparece repentinamente, causando reações inesperadas nos moradores da região.
Ventos de agosto já passou por 22 festivais nacionais e internacionais, ganhando menção honrosa no Festival de Locarno, prêmio de melhor fotografia e atriz no Festival de Brasília e prêmio de melhor direção e som no Janela do Recife; aclamado pela crítica, o longa chega agora às salas de cinema em todo Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário