segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Série “Sessão de Terapia” tem versão brasileira com roteiro original, pela primeira vez

Desde 2005, quando foi ao ar a série israelense Be Tipul, vários países investiram em remakes. Assim como Estados Unidos, Argentina, Sérvia, Holanda e Japão, desde 2012 o Brasil passou a exibir Sessão de Terapia, pelo canal pago GNT.
A grande inovação de Be Tipul, foi apresentar ao público uma hora completa de sessões de terapia. Até então, as séries de TV mostravam apenas cenas ou momentos chave desse tipo de tratamento, pois a indústria do entretenimento acreditava que o público jamais teria interesse de acompanhar uma sessão inteira. Estavam errados.
Só que a versão israelense só teve duas temporadas produzidas. Por isso, na terceira temporada do GNT a equipe brasileira teve a oportunidade de criar um roteiro original.
A tarefa foi dada a Jaqueline Vargas, roteirista da Moonshot Pictures, produtora da série. “Um dos desafios de criar a nova temporada foi manter o formato e estilo da série, seguir o caminho que as duas primeiras temporadas estabeleceram e não mudar drasticamente a cara do programa”. – ela afirma.
O formato continuou o mesmo: o terapeuta Theo Ceccato, atende a quatro pacientes, e cada sessão é exibida em um dia da semana.
Na terceira temporada, ele recebe em seu consultório à Bianca Cadore, uma mulher casada e que ama demais; Diego Duarte, um adolescente alcoólatra; Felipe Alcântara, um empresário que não consegue assumir sua orientação sexual e Milena Dantas que aparenta ter transtorno obsessivo compulsivo.
Na sexta-feira é Theo quem vai ao analista discutir as emoções causadas por seus pacientes e a melhor maneira de lidar com elas, uma sessão conhecida como supervisão. Nessa temporada ele é atendido por uma equipe de supervisores.
Para a criação das personagens, Jaqueline trabalhou em parceria com Roberto d’Ávila, Produtor Executivo da série. Eles apresentaram vários perfis psicológicos ao GNT e o canal opinou sobre os que pareciam mais fortes antes que fossem escolhidos os quatro personagens que foram ao ar.
Segundo ela, houve uma preocupação para desenvolver os personagens e as tramas não apenas dramaturgicamente, e sim, com embasamento e respaldo psicológico. Para isso, os dramas e quadros emocionais dos personagens foram discutidos com um psicólogo que serviu como um Consultor para a roteirista.
Em 2013, Jaqueline já havia experimentado nova abordagem ao escrever o livro homônimo, que serviu como uma espécie de prolongamento do divã de Theo. Com conteúdo exclusivo e escrito em primeira pessoa, o livro é mais uma amostra da sólida construção do personagem que foi às telas.
Sessão de Terapia é uma das séries de maior audiência da TV paga. O último episódio da terceira temporada foi ao ar em setembro com grande sucesso de crítica e público. Uma quarta temporada ainda não foi confirmada, mas a torcida permanece grande.
 
 

Nenhum comentário: