segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Produtora brasileira conquista prêmio em Cannes com filme corporativo bem-humorado

 
 
No último dia dois de outubro aconteceu a cerimônia de premiação do 5º Cannes Corporate Media & TV Awards, que entrega a carismática estatueta do Golfinho a filmes corporativos, media online e documentários feitos para televisão. A cidade francesa já recebe tradicionais prêmios para o mercado publicitário, e a premiação para vídeos corporativos é bem mais recente.

A Armazen Filmes é uma das duas únicas produtoras da América Latina que concorreu a premiação e trouxe para o Brasil o Golfinho de Prata na categoria de melhor vídeo corporativo em Recursos Humanos.
 
A peça em questão foi produzida para a construtora Andrade Gutierrez, que encomendou a Luiz Zen, sócio fundador da produtora, um vídeo que explicasse as normas de segurança da empresa para um quadro de 80 mil colaboradores.

O público-alvo do vídeo é basicamente formado por construtores com baixa ou nenhuma escolaridade. “Imaginamos que o vídeo só poderia transmitir a mensagem e surtir efeito se tivesse uma linguagem simples e leve, além de uma estética lúdica. O roteiro utiliza esquetes de humor, nas quais dois atores interpretam apresentadores de um game show e também colaboradores da empresa em ambientes de obras e situações cotidianas, que demonstram como um simples desvio não registrado pode ocasionar acidentes. Tudo foi gravado em Chroma Key e na pós-produção utilizamos recursos de computação gráfica”, explica Luiz Zen, que dirigiu o filme.

O vídeo foi batizado de Pirâmide AG devido a um conceito técnico da área de segurança do trabalho conhecido como Pirâmide de Bird, que demonstra como um simples desvio pode influenciar a ocorrência de acidentes.

O filme teve um resultado tão efetivo que acabou sendo traduzido para três idiomas (francês, inglês e espanhol) e a própria construtora foi quem o inscreveu a peça na competição internacional.

Luiz Zen tem inovado a linguagem dos vídeos corporativos. “Pensamos no objetivo do cliente, mas com a cabeça do cara que vai assistir. Não é porque é um vídeo corporativo que tem que ser sisudo”.

Assista ao trailer e ao vídeo vencedor do 5º Cannes Corporate Media & TV Awards na íntegra no site da Armazén Filmes.

Nenhum comentário: